DICAS DE SAÚDE

Prezados leitores: Ressaltamos que as Dicas de Saúde publicadas por este Blog, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".

=====================================================================================

PRATIQUE MEDICINA PREVENTIVA PARA SE LIVRAR DO ALTO CUSTO DA MEDICINA CURATIVA

quarta-feira, 13 de julho de 2011

COLÁGENO E OUTROS


COLÁGENO:
O colágeno é indicado para enrijecer tecidos da pele, eliminar rugas, aumentar tonicidade dos músculos, auxilia nos regimes de emagrecimento, revigorar o couro cabeludo, combater celulite e flacidez.
• Combate a flacidez
• Auxilia no processo de emagrecimento

• Enrijece o corpo
• Faz bem para a pele do rosto
• Ajuda a fortalecer as unhas
• Ajuda a diminuir a queda dos cabelos

O Colágeno é a proteína mais abundante no organismo, constituindo cerca de 30% das proteínas do nosso corpo e 6% do nosso peso total. A principal função do colágeno consiste em manter a forma e impedir a deformação dos tecidos. O colágeno é importante, pois faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, os ossos, tendões e cartilagens.

As fibras do Colágeno são responsáveis, além de outras funções, pela estrutura dos ligamentos, pela entrada de luz na córnea, distribuição de fluídos nos vasos sangüíneos, manutenção da massa muscular e outros. Pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de carências alimentares e num leque imenso de opções por ser um alimento protéico de alto valor biológico.

Indicado como coadjuvante em dietas de emagrecimento, prevenindo a flacidez e o surgimento de estrias, colabora também na correta formação das fibras colágenas da pele e tecidos adjacentes, sendo benéfico na prevenção de celulite. Fortalece as unhas e melhora o aspecto do cabelo.

Matéria Sobre Colágeno, Revista SAÚDE!, Edição 251, de Agosto de 2004



Os Benefícios de Usar o Colágeno

Combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea. Com a perda do colágeno, os músculos ficam flácidos, existe diminuição da densidade dos óssos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil, porosa com aspecto de almofada. O colágeno é o principal veículo de constituição da musculatura e uma pele saudável, pois 80% da derme é constituída de colágeno, que garante a firmeza e sustentação.

• Fortalece a pele e cabelos. O colágeno por ser a base para todos os órgãos e estruturas do nosso organismo, leva ao fortalecimento também dos cabelos, das unhas.

• Combate a celulite. Auxilia no funcionamento do sistema linfático, pois ajuda a regenerar as válvulas que procedem o fluxo da linfa, o que leva a uma melhora sensível das celulites.

• Previne contra estrias. Ajuda a evitar também o aparecimento de estrias devido ao estiramento da pele, pois auxilia no aumento da elasticidade da pele que apresentará uma maior tonicidade/firmeza , através do estímulo da regeneração colágena e da renovação celular.

A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenoses, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.
A falta de colágeno vai se tornar mais visível e notável, quando o homem entra na fase da maturidade em diante, quando há uma possibilidade maior de sofrer fraturas com freqüência. Também é nessa etapa que começam
O indicado é ter uma dieta rica em colágenos, além de vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídeos, jamais esquecendo dos líquidos (água, sucos, água de coco).
Colágeno 60 Cáps. 220mg - Clique para fechar

D

DAMIANA – incontinência urinaria, impotência, tônica e estimulante.
DENTE DE LEÃO – depurativo, desintoxicante, laxante brando.
Dente de Leão - Para problemas de fígado, icterícia, diurético, além de ter efeito depurativo do sangue.
DOURADINHA – diurética, depurativo, afecções cutâneas, acido úrico.
Douradinha do Campo - Cólicas renais, eczemas, furunculose, elimandor de albumina, tônico cardíaco. Abaixa a pressão arterial.
Drimis - Ver Casca D’Anta.

E

ENDRO DILL – cólicas, calmante leve, aumenta o leite materno.
ERVA BALEEIRA – reumatismo, artrite, artrose, dores musculares.
ERVA CIDREIRA - CAPIM CIDRAO –   trata insônia, agonia, palpitações, calmante, insônia, estômago, dores, desmaios, resfriados, gases, epilepsia, enxaqueca, má circulação do sangue, palpitação do coração e vertigens.
trata insônia, agonia, vertigens, histerismo (loucura), espasmos e palpitações.
CUIDADO: ERVA CIDREIRA REDUZ O APETITE SEXUAL!
ERVA DE BICHO – tratamento de hemorróidas e ulceras, uso ext./int.
ERVA DOCE – gases intestinais, cólicas, estimulantes.
ERVA PASSARINHO – moléstias pulmonares. Ext.: Eczemas, sama.
ERVA SANTA MARIA – vermífuga, parasitas intestinais, laxativos.
ERVA SÃO JOÃO –OU HIPÉRICUM - (mentrasto) antidepressivo, males da menopausa. (OBSERVAÇÃO: MULHER GRÁVIDA NÃO DEVE TOMAR ESSA ERVA)
ERVA TOSTÃO – (pega pinto) afecções urinarias, fígado e baço.
ERVA  MATE
---REANIMA AS FORÇAS CORPORAIS, E CEREBRAIS, DÁ RESISTÊNCIA À FADIGA, E ATIVA A CIRCULAÇÃO.
ESPINHEIRA SANTA – gastrite, ulceras, calmante das paredes estomacais.
ESTIGMA DE MILHO – hidratante dos rins e cólica renal.
EUCALIPTO – desinfetante das vias respiratórias e balsâmicas.

E
Endro - Propriedades semelhantes às da Erva Doce.
Erva Cidreira - Ver Melissa.
Erva de Bicho - Específico em hemorróidas, das varizes (especialmente associado ao Hamamelis Virginica). Tem um grande poder no combate à histeria e nervosismo. Não deve ser usado nos períodos de gravidez.
Erva de Bugre (Guassatonga) - Atenua as crises de herpes e abrevia a cicatrização, sem eliminar o vírus do organismo. Alivia úlceras crônicas, reumatismo, manifestações sifilíticas e eczemas.
Erva de Santa Luzia - Uso externo nas doenças dos olhos em geral, para banhar ou em compressas.
Erva Sta. Maria (Mentruz) - Lombrigas, vermes intestinais, seu uso deverá ser seguido de um purgante de óleo.
Erva Cidreira (Melissa) - Calmante.
Erva Doce - Digestiva, combate gases, flatulências, cólicas abdominais, calmante, tosse seca.
Erva Tostão - Diurético. Afecções das vias urinárias, ingurgitamentos do fígado e do baço, icterícia, febres biliosas, nefrites e cistites.
Espinheira Divina ou Santa - Antiácido muito poderoso é empregado com grandes resultados nas úlceras gástricas, nas moléstias do estômago, e externamente aplicada nas feridas e úlceras. Tem um resultado maravilhoso nos males hepáticos e renais. Normaliza as funções gastro-intestinais.
Estigmas de Milho - Diurético de grande poder empregado na retenção de urina.
Eucalipto - Desinfetante das vias respiratórias, febrífugo, balsâmico, emprega-se também nas lavagens intestinais e irritações vaginais. Queimado, desinfeta o ambiente.

F
FAVA DE STO. INÁCIO – (gengiroba) icterícia, hepatite, purgante.
FEDEGOSO – laxante, depurativo. Ext.: Afecções da pele.
FEIJÃO GUANDU – diabetes, depurativa. Ext.: Cicatrizante.
FENO GREGO – diabetes, digestivo, laxante brando.
FUCUS VESICULOSUS – disfunções da tireóides, vesícula, obesidade.
FUNCHO – gases, digestivos e relaxantes.

F
Funcho - Aromático, Carminativo, Cólicas fraudulentas.

G


GARRA DO DIABO – reumatismo sanguíneo, esporão, gota, desintoxicante.
GENCIANA – fraqueza orgânica, anemia, tônica estimulante de apetite.
G.ERVÃO – tônico estomacal, fígado, pâncreas, depurativo.
GENGIBRE – asma, bronquite, ronquidão, colesterol.
GINGKO BILOBA – atua nas radicais livres. Oxigenação cerebral.
GOIABEIRA – combate à diarréia, afecções da garganta.
GRAVIOLA – diabetes, colesterol, emagrecimento.
GUACO – expectorante, tosse, bronquite e resfriados.
GUARANÁ – estimulante físico e mental.
GUASSATONGA – gastrite, ulcera, depurativo, cicatrizante.

G
Garra do diabo - Tem ação anti-inflamatória, alivia a dor nas articulações e em todos os casos de reumatismo, artrite e gota.
Gengibre - Estimulante, carminativo, empregado nas dispepsias.
Gervão - Afecções crônicas do fígado. Gripes e resfriados.
Gingko Bilobae - Melhora as propriedades fluídicas do sangue, oxigenando melhor os tecidos. Usado para cafaléias, vertigens, labirintite, perda de memória e atua prevenindo o envelhecimento precoce.
Ginseng - Tônico para o organismo em geral, bioestimulante, combate depressões, fraquezas, indisposições e cansaços. Renova o corpo perturbado pelo stress.
Ginseng

Ginseng é a erva mais estudada do mundo para o aumento da performance física. Ela é conhecida em todo mundo por suas capacidades como estimulador imunológico, estimulador da mente, protetor do coração e suas funções, aliviador de estresse e estimulador da libido e ereção peniana.[1-11]

Existem diversas variações do Ginseng, e algumas são melhores do que outras. Quando você escuta a palavra ginseng, normalmene as pessoas querem dizer panax ginseng, também conhecida como ginseng chinesa, ginseng coreana ou ginseng asiática.

Muitas pesquisas já foram feitas sobre o Ginseng, as quais tem demonstrado efeitos impressionantes. O Ginseng tem demonstrado elevar o “astral”, aumentar a energia e fornecer um sentimento de bem estar para aqueles que suplementam com esta erva.

Tem sido também muito usado como tônico, estimulante e regenerador há anos. Estudos conduzidos por cientistas chineses descobriram que o Ginseng tem características anti-envelhecimento devido a sua habilidade de remover substâncias químicas tóxicas que causam envelhecimento do corpo.

Malhadores e esportistas podem usar esta erva para aumentar a energia e resistência através das seguintes ações:
  • Melhora a circulação através do aumento e absorção do oxigênio [5,6]
  • Estimula a sensação física e retarda a fadiga mental e física [9,11]
  • Incita a liberação de insulina e diminui os níveis de açúcar no sangue para estabilizar a energia [5,6,11]
Ginseng é a erva mais famosa da China, e vem sendo usada neste país há mais de 7 mil anos. É conhecida como a erva panax, que se traduz “cura tudo”. Esta erva se tornou o símbolo de saúde, força e vida longa para muitos.

O Panax Ginseng pode ajudar homens com dificuldades de ereção. Um estudo duplo-cego na Coréia descobriu que 1.800 mg por dia do extrato de Panax Ginseng por três meses ajudou a aumentar a libido e a habilidade de manter ereção em homens com dificuldade de ereção. Este estudo foi confirmado por outro estudo duplo-cego no qual 900 mg três vezes ao dia foram administrados por 8 semanas.

Goiabeira - Diarréias, flores brancas. Externamente em gargarejos.
Graviola - Usado em regimes para emagrecer.
Guaco - Depurativo do sangue, peitoral muito usado nas tosses e bronquites. Utilíssimo externamente nas dores reumáticas.
Guaraná - Um dos maiores tônicos vegetais. Tônico nervino, cardíaco, renovador da flora intestinal, tônico cerebral, tônico circulatório, preventivo da esclerose, remédio soberano da enxaqueca, afrodisíaco suave. Aconselhado no verão para prevenir insolações.
Guassatonga - Ver Erva de Bugre.
Guiné - Afecções reumáticas, paralisias nervosas e hidropsias. Externamente em fricções nas nevralgias e na paralisia dos membros.

H
HAMAMELIS – favorece a circulação, varizes, trombose, hemorróidas.
HORTELÃ – espasmos, náuseas, azia, relaxante, dispepsia nervosa.
HA BU – sementes- diuréticas, laxativas, depurativas.
HISSOPO – afecções respiratórias, doenças pulmonares, expectorantes.

H
Hamamelis - Circulação, caspa e seborréia.
Hortelã - Calmante, para insônia, caimbras, digestão difícil, cólicas intestinais flatulentas, vermes,  tonturas e tosse. Nas dores de cabeça tomar 1 xícara de chá forte e deitar-se por cerca de 15 a 20 minutos. Externamente em lavagens e banhos no prurido vaginal.

I

IMBURANA SEMENTES – tônica, gastrite, tosse, expectorante, asma.
IPECACUANHA – desinteria, catarros do pulmão, bexiga, garganta.
IPÊ ROXO/PAU D’ARCO – arteriosclerose, fortifica o sangue, ulceras.

I
Ipê preto ou roxo (Pau D’Arco) - Remineralizante do organismo, vegetal de muito valor, indicado nas congestões hepáticas e ultimamente experimentado nos casos de câncer, com sucesso. Auxiliar no tratamento de infecções e inflamações. Atua sobre a circulação, vias respiratórias e sistema gástrico.
J
JABORANDI – ZANGA TEMPO – soporífico. Ext.: Tônico capilar.
JAMBO – enxaqueca, prisão de ventre, diabetes.
JAMBOLÃO – eficaz no tratamento da diabete.
JAPECANGA – depurativo, diurético, sífilis, reumatismo.
JASMIM FOLHAS – digestivo, alcoolismo, cardiotônico, circulatório.
JASMIM FLOR – relaxante, digestivo, insônia.
JATOBÁ – balsâmico, bronquite, laringite, orquite.
JARRINHA – nevralgias, dores musculares, e artríticas estimulantes.
JEQUITIBÁ – Ext.: Gargarejos, aftas, angina, amidalites.
JOÃO DA COSTA – calorões da menopausa, trata o útero e ovários.
JUÁ – saponáceo natural, anticaspa uso externo.
JUREMA PRETA – ext.: Feridas, cancros, ulceras, erisipelas.
JURUBEBA – Afecções do fígado(icterícia, hepatites, insuficiência hepática), inflamações do baço, atonia gástrica, hidropisias, prisão de ventre, dispepsia (indigestão), anemia, diabete, hepatoprotetora, vesícula, pâncreas,  intestinos, bílis, bexiga, hidropsia.

J
Jaborandi - Sudorífico, indicado nas paralisias renais, nas gripes e bronquites, nas intoxicações urêmicas, nas hidropisias renais. Externamente usa-se como bom tônico capilar.
Jambolão - Nos diabetes. “Nenhum outro remédio produz em tão alto grau a diminuição e o desaparecimento do açúcar na urina.”(Boericke)
Jasminum Arabicum - Atua como cardiotônico e diurético, estimulando a circulação em geral e os rins. Falta de ar e nos edemas, síncopes e vertigens. Calores da menopausa.
Jatobá - Balsâmico, tônico por excelência dos pulmões e como tal, indicado nas tosses, bronquites e fraqueza pulmonar.
João da Costa - Muito eficaz nos distúrbios uterinos e dos ovários, cólicas, corrimentos, inflamações dos ovários, dores menstruais.
Jurubeba (Solanum) - Remédio consagrado nos males hepáticos, nas doenças do baço, nas febres biliosas.

K
KUMELL – diurético, cólicas, estomacal.

L

LEVANTE – febres, congestão nasal, expectorante.
LIMÃO BRAVO – friagem, tosse, bronquite, resfriados.
LINHAÇA – laxante brando, gases, intestinais.
LOBELIA – desinfetante das vias respiratórias, tabagismo.
LOSNA – falta de apetite, diabetes, fígado, pâncreas, bílis.
LOTUS – emoliente catarral, anti tossigeno, renite, laringite.
LOURO – amenorréia, nevralgia, cólicas estomacais e menstruais.
LÚPULO – antidepressivo, calmante, insônia crônica.
L
Laranjeira (folhas) - Estomáquico, calmante do sistema nervoso.
Limão Bravo - Estimulante estomacal, sedativo. Tosses, bronquites e cólicas.
Linhaça - Desobstruente, digestivo, emoliente, externamente em cataplasma nas inflamações.
Losna - Estomacal, anti-febril, vermífugo. Usado na inapetência.
Louro - Hepático, estomáquico, desobstruente.

M
MAÇÃ – digestivo, relaxante, debilidade estomacal.
MACELA – antidiarréica, fígado pâncreas, colite, vesícula.
MALVA BRANCA – gengivite, garganta, abscessos e desinfetante.
MAMICA DE CADELA – dores de dente e ouvido. Ext.: Vitiligo.
MANJERICÃO – antiinflamatório, garganta, tosse, digestivo.
MARACUJÁ – calmante, sedativo leve, insônia, alcoolismo.
MARAPUAMA – tônico nervino, afrodisíaco, impotência sexual.
MARIA PRETA – ERVA MOURA – ext.: Escarlatina, irritações da pele.
MATE – tônico cerebral, estimulante digestivo, diurético.
MELÃO DE SÃO CAETANO – regulariza o fluxo menstrual. Ext.: Piolhos.
MELISSA – ERVA CIDREIRA – boa para o estômago, cólicas intestinais, cardiotônica (fortifica o coração), calmante das crises nervosas, crises melancólicas e depressões, gastrite crônica, auxilia a digestão,elimina gases, (peidos), e diminui os enjôos. .
MENTRUZ – MASTRUÇO – fortalecedor pulmonar, gastrite, cicatrizante.
MENTA – digestivo, espasmos, cálculos biliares.
MIL HOMENS – afecções das vias urinárias, postatite, diurético.
MULLUNGU – sedativo, insônia crônica, alcoolismo, asma.
MUTAMBÁ –infecções do couro cabeludo e queda de cabelo.
M
Maçã seca - Ajuda a emagrecer e combate problemas digestivos. É muito aromático. A semente da maçã  em forma de chá ou mascavo repõe hormônios - equilibra e evita sintomas da menopausa.
Macela - Estomacal, diurético empregado nas cólicas intestinais, nas dores de estômago e nas indigestões. Externamente grande remédio para lavar feridas e úlceras e para banhar os pés contra os suores fétidos
Malva - Para a tosse, causada pela irritação da traquéia ou da laringe. Favorece a expectoração do catarro e combate a inflamação das vias respiratórias. É empregado como tópico, emoliente, em gargarejos para anginas, absessos da gengiva ou da boca, nas feridas inflamadas ou em lavagens nas inflamações dos intestinos. Para crianças pedaços da raiz se mascado favorece o desgaste da pele onde os dentes estão rompendo, alivia a dor.
Mamica de Cadela -Sua ação cicatrizante traz ótimos resultados no tratamento das úlceras gástricas.Vitiligo.
Manjericão - Estimulante antiespasmódico, dispepsias nervosas, para amadurecer espinhas, furúnculos e antrazes e nas picadas de insetos.
Maracujá - Ver passiflora.
Marapuama - O seu valor é mundialmente reconhecido como um dos mais enérgicos tônicos nervinos. Eficaz na fraqueza nervosa, paralisias, e na impotência sexual. Externamente misturado com óleo de mocotó constitui um remédio de grande valor para massagens nas paralisias.
Mastruço - Específico das tosses catarrais é um grande tônico pulmonar, muito indicado na anemia, no raquitismo, na escrofulose, anti-escorbútico. De grande proveito para as crianças.
Melissa - Tônico amargo antiespasmódico e estomacal. Muito empregado no fastio, nas digestões laboriosas, no histerismo e como sedativo nos estados de nervosismo.
Mentruz - Ver Erva de Sta. Maria.
Mil homens - Diabetes.
Mulungú - Sedativo, hipnótico, acalma o sistema nervoso, combate a insônia, as palpitações, a histeria, a coqueluche e a asma.
Mutamba - Tônico capilar.

N
NOZ DE COLA – debilidade, física, mental e sexual, estimulante.
NOGUEIRA – trata útero, bexiga, inflamações nos ovários.
NOZ MOSCADA – estomacal, cólicas, arrotos, soluços, hipertensão.
NO DE CACHORRO – estimulante geral e afrodisíaco.
N
Nogueira - Sífilis, reumatismo, escrofulose, linfatismo.
Noz de Kola - Restaurador do sistema nervoso central, melhora a memória e a capacidade muscular.
Noz Moscada - Carminativo, facilita a digestão, combate os gazes.

O
OLIVEIRA – REGULA OS INTESTINOS E PRESSÃO ARTERIAL
 
Óleo de Copaíba - Excelente para bronquites, asmas, distúrbios respiratórios e digestivos.
Óleo Vermelho - Asma, tosse, bronquite asmática, fraqueza.

P
PACOVA – vermífugo, trata gastralgia e estomago.
PALMA CRISTI – emoliente do intestino, ajuda no emagrecimento.
PANACEIA – depurativo, afecções da pele, sífilis, diurético.
PARA TUDO – reconstituinte digestivo, evacuações sanguinolentas.
PARIETARIA – cálculos renais e retenção urinarias.
PARIPAROBA – FÍGADO, VESÍCULA, BAÇO, GASTRALGIA E AZIA.
PARREIRA BRAVA – males do fígado e digestão, reumatismo, cólicas.
PAU D’ALHO – ext. : abscessos, ulceras, hemorróidas, ferimentos.
PAU FERRO – diabetes, diminuindo o volume da urina e sede.
PAU PEREIRA – digestão difícil, estomacal, prisão de ventre.
PAU SANTO-GUAICO – forte depurativo, catarros fortes, gota.
PAU TENENTE- QUASSIA – hepatoprotetor, oxiúridos, diabetes.
PATA DE VACA – diabetes, depurativa, diurético.
PEDRA HAUME KAA-INSULINA VEGETAL – eficaz na diabetes.
PEROBA – trata a epilepsia, hisferia, asma, coqueluche.
PFAFFIA PANIC-GINGI SENG – energético, colesterol, diabetes.
PICÃO – icterícia, hepatite, boca amarga, alergias.
Uso int./ext.
PIMENTA DE MACACO – digestivo, afrodisíaco.
PITANGA – febre, acido úrico diabetes, colesterol.
PIXURI – usados nas paralisias e derrames. Ext.: Picada de inseto.
POEJO – expectorante, gripes, resfriados, tosses crônicas, asma.
PULMONARIA – trata, pneumonia, tuberculose, enfisema pulmonar.
PULSATILA – corrige o fluxo menstrual, cólica.
PORANGABA – diurético, cura o reumatismo e artrite, gordura localizada, ótimo remédio para o emagrecimento.
P
Palma Cristi - Excelente para emagrecer.
Parietária - Diurético, refrescante e emoliente. Quase semelhante à Erva Tostão. Blenorragia, uretrites, dissolvente de cálculos e areias.
PARIPAROBA - Congestão hepática, moléstias crônicas do fígado e distúrbios renais.
Passiflora (Maracujá) - Calmante, sedativo e hipnótico. Usa-se com vantagem na insônia, em todos os estados nervosos e nas tosses. Abaixa a pressão.
Pata de vaca - Diurético e de ação nos diabetes.
Pau D’Alho - Reumatismo, hidropisias, tumores da próstata.
Pau D’Arco - Ver Ipê preto ou roxo.
Pau Ferro -Antidiabético, anti-gotoso, anti-hemorrágico. Reumatismo.
Pedra Hume Caá (Insulina vegetal) - Diabetes.
Picão branco - Icterícia, miomas, cólicas e inchaços abdominais e uterinos.Tratamento da erisipela, interna e externamente em compressas.
Picão preto (Carrapicho rasteiro) - Blenorragia, moléstias das vias urinárias, descongestionante e cicatrizante.
Pitanga - Diarréias, colites, desarranjos intestinais.
Poejo - Cólicas estomacais e intestinais onde age como sedativo e carminativo. Tosses e bronquites. Pode provocar o aborto.

Q

QUEBRA PEDRA – cálculos do fígado, cálculos dos rins e bexiga, dores lombares, próstata, cistite.
QUIXABA – cisto de ovários, inflamações de útero, corrimento.
Q
Quebra pedra - Combate as areias e cálculos renais, alivia as dores e clareia a urina. Tem pouco efeito diurético.
Quina do mato - Anemia, febres, falta de apetite, fraqueza. Externamente usado
para escurecer cabelos.

R
ROMÃ CASCA – afecções da laringe, faringe, cicatrizante.
ROSA BRANCA – inflamações uterinas, rins. Ext.: banhos
ROSA RUBRA – ext.: Trata mucosa, olhos, ulceras.
ROSELLA-HIBISCUS – antifebril, digestivo e relaxante.
RUBI – acido úrico, reumatismo, anti-hemorrágico.
RUIBARBO – vermífugo, laxativo, adstringente.
R
Raiz de lótus - Gripes, pneumonia, efizema pulmonar, suores da menopausa.
Raspa de juá - Expectorante, sudorífero, anti-gripal. Eliminador de caspa e tônico capilar.
Rosa branca - Laxativo suave, empregado nas prisões de ventre infantis. Externamente para lavagens dos olhos para combater inflamações.
Romã (cascas) - Diarréias, colites. Bom para tosse, bronquite, aftas.

S
SABUGUEIRO FLOR – febre, resfriados, catapora, sarampo.
SACO SACA-ARARUAMA – ovário, útero. Ext.: Corrimento.
SAIÃO – feridas, ulceras, frieiras, queimaduras, calos.
SALVIA – tônico mental, digestivo eficaz, males da menopausa.
SALSAPARRILHA – altamente depurativo, colesterol, acido úrico, acne.
SAMAMBAIA – dores reumáticas, artrite, gripes fortes.
SAPÊ – retenção urinaria, fígado. Ext.: Definição do neném.
SASSAFRAZ – depurativo, dores artificiais, inchações.
SENE FOLHAS – FOLICULOS – laxativo, regulador intestinal, obesidade.

SETE SANGRIAS – Excelente remédio contra a arteriosclerose, hipertensão arterial e palpitações do coração, depurativa do sangue, limpa o estômago, e os intestinos, combate as doenças venéreas, reumatismo e afecções da pele, depurativo, hipotensor e colesterol.
STEVIA – 300 vezes mais doce que o açúcar, para diabéticos.
SUCUPIRA SEMENTES – reumatismo agudo, osteoporose, laringe.
S
Sabugueiro - Sudorífero enérgico, usado para provocar transpiração, nas gripes, hidropisias e principalmente no sarampo.
Salsa - Diurético e estimulante gástrico, tosse, asma, amenorréia, dismemorréia e conjuntivite.
Salsaparrilha (Smilax) - Depurativo e tônico do sangue. Grande remédio das manifestações sifilíticas, da má circulação com pés sempre frios, dos reumatismos em geral. Tem ainda muita ação no tratamento da arteriosclerose, no excesso de colesterol e na uremia.
Salvia - Tônico e estimulante do sistema nervoso, usado nas dispepsias por atonia gastro-intestinal e nos suores noturnos.
Sassafrás - Depurativo e suporífero, usado no reumatismo e nas afecções da pele. Externamente nas dores reumáticas em fricções.
Semente de linhaça - Combate prisão de ventre, inflamações da bexiga e da próstata. É analgésica e anti-inflamatória.
Sene - Laxativo e purgativo.
Sete sangrias - Anti-sifilítico, anti-febril, muito empregado como diurético nas inchações das pernas. Para a pressão alta.

T
TANCHAGEM – gargarejos, gengivites, purifica o sangue.
TAYUIA-CABEÇA DE NEGRO – psioriase, erisipela.ext./int.
TILIA – antidepressivo, espasmódico, calmante.
TIRIRICA – diurética, depurativa, diabetes.
TOMILHO – Tonico estomacal, desinfetante das vias respiratórias.
T
Tanchagem (Lhanten) - Específico das moléstias da garganta, dores de dentes, cicatrizante muito ativo nas doenças ulcerativas das mucosas. Cura feridas e abscessos - não deixa marca. Antídoto dos efeitos da nicotina. Dizem possuir propriedades anticancerígenas.
Tayuyá - Anti-sifilítico, fortificante, usado nas doenças da pele, no reumatismo, nas hidropisias e nas paralisias.
Tília - Sedativo e antiespasmódico. Usado nos resfriados, espasmos, histeria etc. Tem ação tônica geral.

U
UMBAUBA – diabetes, bronquite e tosse.
UNHA DE GATO – depurativa, febres altas, convalescença.
UNHA DE VACA – diurética, diabetes, depurativas.
URTIGAS – menstruação irregular. Ext.: Irritações e corrimentos.
URUCUN – anemia, cardiotonica, colesterol. Ext.: Bronzeador natural.
UVA URSI-URSINA – areias de rins e bexiga, acido úrico, próstata.
U
Umbauba - Pneumonias, cardiotônico, diurético. Asma cardíaca, hidropisias. Grande remédio das tosses.
Uva do mato - É um soberano remédio das moléstias hepáticas, renais, uterinas. Tem ação inigualável nas cólicas de todas as espécies.
Uva ursi - Específico nos males da bexiga. Cistites, inflamações da próstata, blenorragias etc.
V
VALERIANA – calmante, insônia crônica, stress, labirintite.
VELAME DO CAMPO – escrofulose, gânglios, eczemas, depurativa.
VERBASCO – bronquite, catarros crônicos, artrite e hemorróidas.
VERBENA – hepatoprotetora, enxaqueca, digestiva, relaxante.


Valeriana - Antiespasmódico e sedativo. Empregada nas neuroses cardíacas, nas perturbações da menopausa, nas gastralgias nervosas, na dermatose pruriginosa e na epilepsia.
Velame do campo - Depurativo, anti-sifilítico e anti-reumático, é usado nos ingurgitamentos ganglionares.
Velame do mato - Diurético e desobstruente indicado nas palpitações do coração, nas gonorréias crônicas, na sífilis, no reumatismo, nas afecções da pele, dartros, eczemas, etc.

Z

ZEDOARIA – gastralgias, flatulência, hipercolesterolemia, má digestão, gastrite,úlceras, intoxicação alimentar,estomatites, ulceras, mau hálito.
ZIMBRO – anti-séptica das vias urinarias, cálculos renais, febre
 
Zanga tempo - Profilático do couro cabeludo, na caspa, seborréia, queda de cabelos. Sua tintura deve ser aplicada em fricções diárias pela manhã.
Zedoária - Combate mau hálito e tem ação preventiva para problemas digestivos como úlceras, gastrites, prisão de ventre, má digestão, azia, etc. Melhora a circulação e tem ação diurética, melhorando também o colesterol. Útil também contra varizes, eczemas e furúnculos.



8 comentários:

  1. GOSTARIA DE TER MAIS IFORMAÇÃO SOBRE A ERVA PALMA-CRIS,E ONDE EU POSSO ECONTRAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou AMAARIPETRA vivendo nos EUA, tenho sofrido de Herpes, por Muitos anos, período de 7 anos, sem cura. Em um dia fiel eu vi um Artigo sobre a internet foram uma mulher falou sobre o médico ISE e como este Médico curou-a permanentemente do HIV. Eu entrei em contato com ele através de seu e-mail: ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM e falei-lhe da minha doença. Este homem grelha curou minha doença de infecção de herpes. Ele me enviou uma medicina herbal que me curou completamente. Hoje estou vivendo Felizmente e livre de HERPES. Eu tinha concluído em minha mente que não há Cura, ele é o proprietário e fundador do ISE HERB RESEARCH CENTER [IHRC] Dr .ISE tem a cura para o HIV, Zika, HPV, ASMA, Diabetes, sífilis, espermatozóides baixos Contagem, câncer, loucura, hepatite, bactérias e infecção parasitária e Outras infecções virais relacionadas. Ele tinha passado 15 anos na prática Espiritualismo, consultores, usando ervas e meios espirituais para curar Doença em todo o mundo. A principal razão pela qual estou escrevendo este testemunho é Para informar o mundo inteiro sobre seus grandes feitos, e ele é um Herbal Doctor Que pode curar doenças mortais. Ele também é um grande conjurador de magias que eu não tinha Ver qualquer Doutor tão poderoso como este homem de grelha, ele tinha salvo muitas vidas. Você pode contatá-lo via; ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM ..

      Excluir
    2. Olá eu sou Johnson Kings Finley de Southport Liverpool, Inglaterra, estou dando um testemunho sobre o Dr. White, o grande Herbalist, ele tem a cura para todas as formas de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 8yrs, embora eu fui Através de diferentes sites eu vi diferentes testemunhos sobre diferentes rodízios de feitiço e herbalist, eu estava como: "Muitas pessoas têm a cura do HIV por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Eu pensei nisso, então eu entrar em contato com o Dr. White via e-mail (drwhitethehivhealer@gmail.com), eu não acredito que ele muito, eu só queria dar-lhe um Trier, ele respondeu o meu e-mail e Necessário algumas informações sobre mim e Também me pede para fazer um pagamento pelo medicamento. Ele a preparou (CURE) e enviou para mim através de um serviço de Courier, tomei o remédio conforme prescrito por ele e fui para o check-up 2 semanas depois de terminar o medicamento, fui testado HIV negativo, se você é HIV positivo ou Qualquer outra doença terminal incluindo câncer, herpes HPV, diabetes, sífilis ou hepatite desperdiçar seu tempo não mais. Entre em contato com ele através de: drwhitethehivhealer@gmail.com ou +23490-9184-4595
      EU GARANTIO QUE VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO PARA DAR TESTIMONIO SOBRE ESTE GRANDE CURADOR QUANDO O CONTACTE.
      Você pode me adicionar no facebook: Johnson Kings Finley
      Ou envie um e-mail para mim: johnsonkingsfinley@gmail.com

      Excluir
    3. Minha boca está aquém das palavras, Dr.Wise me curou de qui HIV eu tenho beens sofrendo os cinco anos passados ​​agora. Estou Bernice Oliviera, de Porto Rico, México. Eu tenho Gastar muito Ao obter drogas do hospital para me manter vivo e saudável, eu tenho tentado todos os meios na vida para sempre se tornam HIV negativo, o objetivo não houve resposta até que eu encontrei testemunhos na internet de pessoas que foram curadas por Dr. .Wise. eu nunca acreditar em mágica ou médico medicina herbal para a cura do HIV, o objetivo I Decidiu dar um passo para ver se ele poderia me salvar dessa doença mortal. Entrei em contato com Dr.Wise através deste e-mail eu vi on-line drwisehivhealinghome@gmail.com. Eu disse _him_ tudo sobre a minha doença e ele disse que poderia me ajudar. Eu pago para as despesas e ele me forneceu alguns medicina herbal cura e me deu alguns remédios. Levei-o fez e ele receitou Fui para o parceiro de teste após os primeiros 14 dias, era HIV negativo. Eu não podia acreditar que eu fui até para o segundo teste no dia seguinte, eu fui sobre e sobre e com uma série de testes e a tudo para fora cam negativo. Sua sido 3 meses agora que eu fui curada, e eu prometeu ajudar outros como eu. por isso, vou anunciar a todos ao redor do mundo ter HIV positivo, herpes, HPV, Hepatite B, névoa do cérebro, cancro, sífilis, asma ou qualquer outra doença terrível, toque neste grande momento curandeiro imediatamente antes que seja tarde demais. Seu e-mail: drwisehivhealinghome@gmail.com ou número de telefone que você pode chamar sua linha pessoal na +2349063191711 Ele será sempre feliz em ajudá-lo on-line e você ser curado Assegurar a tempo.

      Se você ainda precisa da minha ajuda, e-mail me bernicecarlosoliviera@gmail.com ou me add no facebook: Bernice Oliviera.

      Excluir
    4. Quero agradecer Dr.Wise para a remédios Herpes ervas que eu dei para mim. meu
      nome de Gustavo é Louis, pode contactar-me no facebook. Eu sou de Lisboa,
      Portugal. Eu estava a sofrer a partir de Vírus Herpes Simplex tipo 1 (HSV-1) durante 3
      anos. Mas, para Deus seja a glória, eu sou a medicina herbal Eu curo com isso
      Dr.Wise enviado para mim quando entrei em contato com ele. Quero usar este meio para
      Que a solução dizer a todos para nossa doença tem vindo, assim que eu gosto
      você entrar em contato Este grande curador no Seu endereço de e-mail:
      drwisehivhealinghome@gmail.com. Com ele todas as suas dores será ido, eu sou
      realmente feliz hoje que i também têm sido curado por este grande herbal
      curador. Agora estou negativa, o meu médico confirmou.
      Uma vez mais eu dizer um grande obrigado a Dr.Wise para as mãos de cura no meu
      vida, eu oro a Deus continuará a abençoe abundantemente e dar-lhe mais
      Aqueles ajudando a manter o poder que quer sua ajuda em suas vidas. Estou agora
      vivendo ao vivo normal, eu tenho uma nova namorada e eu não poderia ter pedido
      mais.
      Se você tem herpes, diabetes, HIV, HPV, câncer, asma, ou qualquer tipo de
      doença, eu está esperando para ajudá-lo. E-mail dele agora em diante
      drwisehivhealinghome@gmail.com ou chamá-lo 2349063191711.
      Este é o meu e-mail, se você ainda precisa do meu conselho: louisgustavo234@gmail.com
      .

      Excluir
    5. Oi Bom dia todos. Meu nome é Luana Salvador, sou natural de Braga em portugal, sou uma equipe do Minho. Eu sofreu de verrugas genitais (HPV) por mais de 4 anos agora e, de repente, eu gastei muito dinheiro para garantir que eu fique saudável, mas felizmente, 2 meses atrás, 3 de fevereiro de 2017 para ser preciso, entrei Contato com um curandeiro de ervas on-line que tem ajudado muitas pessoas ao redor do mundo e curando doenças que parecem incuráveis, seu nome é Dr_water. Em primeiro lugar, pensei que era uma piada até eu contactar a Dr_water através deste e-mail DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e ele disse que pode me curar. Ele solicitou meus detalhes e o dinheiro para o tratamento. Depois de uma semana, ele me enviou algum medicamento em portugal e me deu prescrições para usar o medicamento. E, de verdade, comecei a recuperar a saúde logo que comecei a usar o remédio, notei que as verrugas começam a secar e desaparecer gradualmente. Eu terminei o tratamento no mês passado, então eu fui ao meu hospital e meu médico confirmou que eu estava curado do HPV, todo o teste médico que realizava eram todos negativos, eu estava completamente curado. Estou muito feliz em compartilhar essa experiência porque ainda não consigo aguentar minha excitação.
      Este é o seu número Whatsapp +2349050205019, e este é o seu email: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM. Ele também tem Medicamentos para curar HIV, Herpes, Diabetes, Hepatite B e C, Câncer, Asma e muito mais. Eu acredito que ele pode curar quase tipo de doença. Siga-me no twitter @ luanajulian1981 ou envie-me um e-mail se precisar da minha ajuda: luanajulian1981@gmail.com

      Excluir
  2. Estou AMAARIPETRA vivendo nos EUA, tenho sofrido de Herpes, por Muitos anos, período de 7 anos, sem cura. Em um dia fiel eu vi um Artigo sobre a internet foram uma mulher falou sobre o médico ISE e como este Médico curou-a permanentemente do HIV. Eu entrei em contato com ele através de seu e-mail: ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM e falei-lhe da minha doença. Este homem grelha curou minha doença de infecção de herpes. Ele me enviou uma medicina herbal que me curou completamente. Hoje estou vivendo Felizmente e livre de HERPES. Eu tinha concluído em minha mente que não há Cura, ele é o proprietário e fundador do ISE HERB RESEARCH CENTER [IHRC] Dr .ISE tem a cura para o HIV, Zika, HPV, ASMA, Diabetes, sífilis, espermatozóides baixos Contagem, câncer, loucura, hepatite, bactérias e infecção parasitária e Outras infecções virais relacionadas. Ele tinha passado 15 anos na prática Espiritualismo, consultores, usando ervas e meios espirituais para curar Doença em todo o mundo. A principal razão pela qual estou escrevendo este testemunho é Para informar o mundo inteiro sobre seus grandes feitos, e ele é um Herbal Doctor Que pode curar doenças mortais. Ele também é um grande conjurador de magias que eu não tinha Ver qualquer Doutor tão poderoso como este homem de grelha, ele tinha salvo muitas vidas. Você pode contatá-lo via; ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM ..

    ResponderExcluir
  3. Leitura muito interessante. Eu sofri com herpes desde que eu era criança, mas só foi nos últimos anos que descobri que eu tenho herpes genital. Então eu comecei a procurar uma maneira de obter cura permanente desse vírus mortal, visitei tantos hospitais em busca de uma solução, mas nunca funcionou. Então comecei a procurar cura para o vírus da herpes.

    Pouco meses atrás, encontrei um site onde uma senhora estava compartilhando um testemunho sobre o Dr. IJAHO sobre como ele curou herpes e todas as doenças com ervas naturais, então eu decidi fazer uma tentativa para que eu envie um e-mail para o Dr. ele me contou como eu iria pegar as ervas, então eu fiz como ele instruiu alguns dias depois, recebi as ervas e comecei a tomar as ervas, conforme instruído pelo Dr.

    Fiquei chocado duas semanas depois, quando meu médico me disse que eu estava livre de herpes, então eu decidi deixar o mundo saber como eu fui curado do herpes pelo Dr. IJAHO. Você pode contatá-lo através de seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com se você também quer curar seu herpes ou qualquer uma das doenças listadas abaixo porque o Dr. diz que ele também é uma cura para eles.

    CÂNCER

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

    DAIBETES

    HPV

    EX VOLTA

    LOTERY LUCKY NUMBER





    Seu email: drijahosolutioncenter@gmail.com

    Seu número de Whatsap: +2348103601042

    ResponderExcluir